quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Enquanto uns brincam às OPA's e Fusões, os outros trabalham...

"Caixa lucrou mais do que o BCP e BPI juntos nos primeiros nove meses

Cinco maiores bancos já lucraram 2,2 mil milhões de euros em 2007. CGD ganha mais que BCP e BPI juntos.

Num momento em que se estuda a eventual criação do Millennium BPI, que daria origem ao maior banco português, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) mostra as suas “garras” e não desarma. Os resultados do banco público relativos ao terceiro trimestre mostram um lucro em alta de 22% e, mais do que isso, mostram que a Caixa lucrou mais, nos nove primeiros meses do ano, do que BCP e BPI juntos.

Para tal contribuiu a menor taxa de crescimento dos resultados do BCP, cujo lucro aumentou apenas 8,6%, claramente abaixo dos pares, seguindo-se o BPI, com um acréscimo de 14,3%. Neste ‘ranking’ de aumento dos lucros, o BES “arrasou” a concorrência com uma subida de 60%, vindo depois o Santander e a CGD. O banco liderado por Ricardo Salgado conseguiu mesmo, nos três primeiros trimestres, superar o BCP enquanto banco mais lucrativo do mercado nacional. No total, os cinco maiores bancos a operar em Portugal lucraram 2,2 mil milhões de euros, uma subida de quase 13% face ao apurado um ano antes.

Na disputa entre os dois líderes históricos - CGD e BCP - o banco público leva vantagem na maioria dos indicadores mais relevantes, notando-se, no entanto, que o peso das comissões nos seus ganhos é bastante menor do que nos bancos privados. (...)"

Tiago Freire

in Diário Económico.com

Sem comentários: